top of page

Atrativos Turísticos

Sul e Serra Catarinenses

Turismo Rural

Passear a cavalo, pescar, fazer trilhas até cachoeiras, saborear a deliciosa culinária campeira, acompanhar a ordenha da vaca e a colheita de produtos agrícolas são algumas das atividades oferecidas pelos hotéis-fazendas e pousadas rurais catarinenses. Santa Catarina foi o precursor do turismo rural no Brasil, quando no início da década de 1980 os fazendeiros da região de Lages começaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação. Hoje, esses locais possuem infraestrutura de lazer completa e muito conforto com atrações para todas as idades. Mais modestas, as propriedades rurais cadastradas no projeto Acolhida na Colônia também oferecem uma ótima experiência de contato com a vida no campo, onde os alimentos são colhidos na própria horta e preparados em fogão a lenha.

Tour Virtual Foto 360
Tour Virtual Foto 360

Turismo Religioso

                Em Santa Catarina, a fé também movimenta o turismo. São Martinho, cidade de Albertina Berkenbrock (a primeira santagenuinamente  brasileira), é o segundo destino religioso mais visitado do estado. Em Nova Veneza, no Vale dos Imigrantes, o Santuário de N. Sra. Do Caravaggio, é destino certo de peregrinos e fieis descendentes da bota (Itália). Na região em destaque, existem diversos santuários e desenas de destinos de peregrinação religiosa. As atrações vão de igrejas centenárias a grutas católicas, mesquitas e templos de diversas religiões, além de romarias, peregrinações, procissões marítimas e celebrações de fé que animam os fiéis catarinenses e de todas as partes do Brasil e do mundo.

Arquitetura Alemã (Enxaimel)

              Primeiros imigrantes a chegar a Santa Catarina, os alemães tem grande influencia no desenvolvimento econômico e cultural de todo o estado. Um dos traços mais marcantes da sua presença são as edificações com estruturas aparentes de madeira e paredes de tijolos maciços, característicos da arquitetura enxaimel. Municípios de origem alemã de todo a região conservam exemplares desse patrimônio arquitetônico, com destaque para São Martinho, Braço do Norte, São Ludgero, Armazém e Santa Rosa de Lima.

Tour Virtual Foto 360
Tour Virtual Foto 360

Complexo Hidromineral Termal

              Existem fontes de águas termais com propriedades terapêuticas e relaxantes em 19 cidades de 6 regiões turísticas catarinenses. O Complexo Hidromineral de Gravatal, em Encantos do Sul, é considerado o segundo melhor do mundo (depois de Aux-Les Thermes, na França, a dica é aproveitar as águas termais no inverno, sendo que na cidade a temperatura pode chegar a 00° C.

               Em São João do Sul (município vizinho de Praia Grande, na região Caminho dos Cânions), encontra-se a única estância de água termal salgada do país.

Observatório de Baleias

De junho a novembro, o litoral catarinense se transforma em um grande berçário de baleias da espécie Franca, a segunda mais ameaçada de extinção do planeta. Nesse período, centenas de exemplares vêm da Patagônia em busca de águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes numa grande área de proteção ambiental que se estende desde o litoral ao Sul de Laguna até Florianópolis. Em Imbituba e Garopaba, que registram o maior número de avistagens, é possível participar de passeios em embarcações apropriadas para a observação das baleias.

Cidades Históricas

             Em algumas cidades catarinenses existem bairros históricos, colônias e comunidades típicas, onde você pode ter contato mais próximo com as tradições, o folclore e a gastronomia herdada dos povos colonizadores. Mercados públicos e associações tradicionais também são locais onde os costumes e a cultura local podem ser vivenciados de forma autêntica.

             Um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil Laguna é destaque absoluto neste quesito. O Centro Histórico da cidade concentra cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que podem ser observadas num passeio a pé.

Molhes da Barra de Laguna

Muito frequentado por pescadores, moradores e visitantes, os Kolhes da Barra, com cerca de um quilômetro de extensão, é o ponto onde as águas das lagoas e do Rio Tubarão encontram o mar.Dos molhes pode-se apreciar a pesca com auxilio dos botos, avistar baleias francas e práticar o surf. Na ponta de cada um dos molhes há um pequeno farol, um verde e o outro vermelho. A praia dos molhes é um local ideal para a pesca. É nela onde se embarca no bote para atravessar o canal da barra. Suas águas são calmas e bem frequentadas no verão.

Tour Virtual Foto 360
Tour Virtual Foto 360

Farol de Santa Marta

             Construído por franceses em 1891, no alto do cabo de Santa Marta, o farol tem 29 metros de altura, com alcance de 92 km geográficos, sendo um dos maiores do mundo.Com praias quase intocadas e belezas deslumbrantes, o destino é perfeito para quem busca tranquilidade em um cenário paradisíaco.

             Sua principal atração são as praias: isoladas e com boas ondas, elas fazem do Farol de Santa Marta um dos destinos preferidos pelos surfistas no estado. A vida noturna por lá também é bem animada, especialmente nas proximidades da Prainha, com bares e casas noturnas que atraem turistas de todas as idades.

Barra do Camacho

Ligação natural que desemboca a Lagoa da Garopaba do Sul no mar, a Barra do Camacho tem valor econômico e histórico para o estado.

Além de sua famosa passagem na batalha da tomada de Laguna,  a Barra do Camacho é fundamental para a pesca do camarão Imaruí, considerado um dos melhores do mundo, que entra na lagoa através do canal para procriar.

                O lugar também é um recanto de banhistas na alta temporada, que lotam sua águas no verão.

Tour Virtual Foto 360
Tour Virtual Foto 360

Sítios Arqueológicos

               Santa Catarina possui um importante acervo de inscrições rupestres pré-históricas distribuídas em cerca de 20 localidades, quase todas ao longo da costa. Urubici, na Serra Catarinense, também possui registros arqueológicos datados de mais de 4 mil anos. No litoral, destaque para o maior Sítio Arqueológico do mundo, o Sambaqui de Garopaba do Sul e para o museu Arqueológico no Rincão.

Museu ao Ar Livre

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é uma instituição de caráter tecnológico, histórico e documental que preserva, pesquisa e divulga a cultura material de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração em Orleans e região sul de Santa Catarina.

Inaugurado em 30 de agosto de 1980, o Museu ao Ar Livre é o primeiro do gênero na América Latina, instalado numa área de 20 mil metros quadrados. As construções, de características tradicionais, abrangem capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria e monjolo, incluindo as belas rodas d’água.

Tour Virtual Foto 360

Parcel do Campo Bom (Laje da Jagua)

           A Laje da Jagua, também conhecida como Parcel do Campo Bom, ou ainda a Pedra do Campo Bom, é uma importante formação rochosa submarina situada no litoral de Jaguaruna, Santa Catarina, cerca de 5 km da costa.

O local, onde se forma a maior onda do Brasil,  foi descoberto como opção para o tow-in em 2003. Já em 2007, a Laje da Jagua recebeu a primeira competição de tow-in do Brasil.

Atualmente, é o destino favorito de big riders do Brasil e do mundo.

Mina Modelo

Localizada no bairro Mina Brasil, em Criciúma, a única mina de carvão aberta à visitação pública no Brasil, inaugurada em 1984, a Mina Modelo Caetano Sônego permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Em um passeio de 20 minutos por 150 metros, os turistas podem apreciar quadros com nomes de 121 mineiros mortos na região entre 1970 e 1984, além de conhecer equipamentos de trabalho e as camadas de carvão.

Arquitetura Italiana

              As casas dos imigrantes italianos, construídas com tábuas largas e pesadas, no tamanho de dois andares (com até 8 metros de comprimento), estão presentes em todas as regiões do Estado – destaque para as cidades de Urussanga, Orleans Nova Veneza e Treze de Maio,  entre muitas outras. Muitas destas casas apresentam varandões que descortinam belas paisagens e algumas possuem elaborados lambrequins. Embora em menor número, os italianos também construíram casas de taipas de pedras – o conjunto mais bem conservado fica em Nova Veneza.

Turismo de Compras

Quem viaja pela região não pode perder a oportunidade de adquirir os produtos de qualidade produzidos em Santa Catarina. Existem importantes polos têxteis, de calçados, cristais, cerâmica, porcelanas, móveis, entre outros. O artesanato catarinense também merece atenção especial.

As peças variam de região para região, conforme a cultura dos colonizadores: alemães, italianos, portugueses, açorianos, caboclos, negros, índios e tropeiros.Destaque para o setor têxtil e calçadista no extremo sul, artesanatos no litoral e na serra e os produtos coloniais no Vale de Braço do Norte.

Gondola Veneziana

               Doada pela própria Veneza Italiana, fica localizada na cidade de Nova Veneza, uma das únicas quatro Gôndolas existentes no mundo inteiro.

               Em exposição na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade, a gôndola fica em um lago artificial aberto à visitação. O atrativo é muito usado por casais para ensaios fotográficos e making off de casamentos.

Plataforma de Pesca

                A Plataforma de Pesca Praia do Rincão, localizada na Zona Norte do balneário, é muito procurada por pescadores amadores e profissionais de todo o sul do país. O atrativo fica aberto para visitação todos os dias das 8 horas às 20 horas, o acesso ao restaurante é livre, mas para entrar na área de pesca da plataforma é necessário pagar uma taxa, menores de 12 anos são isentos da tarifa.

Morro dos Conventos

              Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o cenário de Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infra-estrutura de campings e hotéis, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranqüilo, quanto aqueles que preferem a prática de esportes radicais.

Lagos e Lagoas

Elas fazem parte do cenário litorâneo de praticamente todo o sul do estado barriga verde e são muito procuradas por trilheiros, banhistas, visitantes e grupos de acampamentos. As lagoas dão um toque especial e uma outra opção a quem frequenta a região.

Destaque para a Lagoa do Imaruí, a maior do estado, A Lagoa da Ibiraquera muito procurada por praticantes de Wind e kite surf, dos Esteves com trilhas e campings e a lagoa da Garopaba do Sul, entre tantas outras.

Canyons Catarinense

               Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas abruptamente recortadas pela Mãe Natureza, o Caminho dos Cânions apresenta também outras atrações no litoral e nas cidades do interior. Araranguá é a maior delas, com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina.

Cachoeiras e Cascatas

No litoral e no interior existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, muito frequentada por esportistas, banhistas e visitantes. Destaque para a Cachoeira do Burim em Jacinto Machado, uma piscina natural de 5 m de profundidade é formada por essa queda dágua no Rio Engenho Velho. As cascatas do Salto do Pelotas e do Pirata na Serra e as Cascatas Congelantes de Urupema também merecem destaque.

As cidades de São Martinho e Imaruí também dispõem de inúmeras quedas d’água, algumas ainda intocadas pelo homem.

Serra do Rio do Rastro

              A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você.               Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.

Parque Nacional da Maçã

Em uma área de 214 mil m2 está o Parque José Candido Coral, é mais conhecido como Parque da Maçã por sediar anualmente a Festa Nacional da Maçã, uma das principais e mais famosas atrações de São Joaquim. O local possui área para acampamentos, cancha de laço, pavilhão de exposições, palco para shows e matas de araucária e vários cânions. Além disso, há um espaço completo para o comércio de diversos produtos, como vestuário e artesanato e diversos pontos gastronômicos.

Neve e Geada

             A Serra Catarinense tem picos com altitudes que chegam a 1.827 metros (Morro da Boa Vista). É umas das regiões mais frias do Brasil, a única onde neva em quase todos os invernos – ainda que por poucos dias. Nessa época do ano, a paisagem ganha um toque especial, com geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas que fazem a alegria de turistas de todas as partes do país.

             A Rede de hotéis e pousadas da serra oferece centenas de opções e pacotes aos turistas.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Na cidade de Bom Jardim da Serra está o mirante, uma das atrações mais visitada da Serra Catarinense.

A partir do mirante, que está localizado a 1460 metros acima do nível do mar, é possível ver boa parte da estrada ao longo da serra e vários municípios catarinenses localizados na parte mais baixa do estado, próximos ao litoral. Nos dias mais límpidos, com boa visibilidade, é possível até avistar o mar a 100 km de distância. A vista só não é melhor porque há muitas plantas e mato em frente ao muro do mirante que atrapalham a visão, impedindo de ver a primeira sequência de curvas, que é uma das partes mais bonitas da estrada.

Morro da Igreja (Pedra Furada)

              Localizada no Morro da Igreja na ciade de Urubici,  a Pedra Furada é uma das muitas maravilhas de nossa região. A Pedra possui uma abertura com mais de 30 metros de diâmetro, sua formação  está cercada de muita mística e crenças lendárias . Imponente e de uma beleza impar, a Pedra Furada, um dos pontos mais frios do país, atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

TUR. RELIGIOSO
TUR. RURAL
ARQ. ALEMÃ
COMP. H. TERMAL
OB. DE BALEIAS
CID. HISTORICAS
MOLHES
FAROL
BARRA CAMACHO
SÍTIOS ARQ.
MUSEU AR LIVRE
PARCEL
MINA MODELO
ARQ. ITALIANA
TUR. COMPRAS
GONDOLA
PLATAFORMA
MORRO DOS CONVENTOS
LAGOS E LAGOAS
CANYONS
CACHOEIRAS
SERRA RIO DO RASTRO
PARQ MAÇA
MIRANTE
MORRO DA IGREJA
NEVE
SERRA CORVO

Serra do Corvo Branco

            A Serra do Corvo Branco é uma serra Brasileira do estado de Santa Catarina, localizada no sul do estado, pela qual passa a estrada que liga Urubici a Grão Pará. A Serra do Corvo Branco está dentro dos limites da cidade de Grão Pará, segundo os marcos e limites do estado de Santa Catarina.

            A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.

 

Parque Estadual Serra Furada

            O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Situado no sudeste do estado de Santa Catarina, ocupa parte do território dos municípios de Orleans e Grão Pará.

            Os vales junto às escarpas da Serra Geral conferem ao PAESF grande beleza cênica, sublinhando seu potencial turístico. A Serra Furada, uma fenda arenítica com aproximadamente 45 m de altura e 8 m de largura, que pode ser vista a alguns quilômetros de distância, é a principal atração do parque.

PARQ SERRA FURADA

Parque Estadual Serra do Tabuleiro

         

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Com uma área de 84 130 ha, Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina.

 O Parque do Tabuleiro possui três Centros de Visitantes: o primeiro fica localizado na sede do Parque, às margens da BR-101, a aproximadamente 40 km de Florianópolis - no município de Palhoça. Há ainda o Centro Temático das Águas, em Imaruí, e o Centro Temático da Terra, no município de São Bonifácio.

PARQ SERRA TABULEIRO

Ilhas

            Dentre os muitos atrativos turísticos que a região oferece, as ilhas são talvez as mais encantadoras belezas naturais. No sul do estado são 8 ilhas e diversos arquipélagos e ilhotes de pedra, que sugestionam belos passeios e mergulhos exóticos.As ilhas mais conhecidas são a dos Lobos em Laguna, as Santanas em Imbituba e a Ilha do Coral em Garopaba.

ILHAS
bottom of page