top of page

Esportes e Lazer

Sul e Serra Catarinenses

SURF
RAFTING

Surf

O litoral sul catarinense possui 230 km de costa e mais de 60 praias indicadas para a prática do surfe, algumas delas famosas, como a Praia da Silveira (Garopaba), Rosa  e Praia da Vila (Imbituba) e o Cabo de Sta. Marta (Laguna). As boas ondas atraem surfistas amadores e profissionais do mundo inteiro para o estado, que possui atletas que integram a elite do surfe mundial. Você também vai encontrar na maioria das praias boa infraestrutura de serviços ligadas a esse esporte e o estilo de vida típico da cultura surfe.

Rafting e Canoagem

               Descer as corredeiras de um rio a bordo de um bote inflável é uma das aventuras mais emocionantes que você pode experimentar no sul catarinense. Os passeios, com vários níveis de dificuldade, são oferecidos por operadoras credenciadas, que oferecem treinamento básico e os equipamentos de segurança necessários.

               O ducking (caiaque inflável para duas pessoas) e a canoagem em rios e lagoas também são uma boa opção para quem quer entrar em contato com a natureza catarinense.A Lagoa dos Esteves no Rincão e a lagoa da Ibiraquera em Imbituba são as mais procuradas para canoagem enquanto o rio Canoas em Urubicu é o local indicado para o Rafting.

Trilhas Ecológicas

           Normalmente, o trekking é o primeiro esporte de quem se inicia no ecoturismo. Consiste em jornadas a pé por trilhas na mata, nos campos, montanhas e costões das praias, podendo levar de 1 hora de caminhada até vários dias, com pernoites em acampamentos.

                Praticamente toda a região possui lugares propícios para a atividade, o litoral possui uma vasta e exuberante porção de Mata Atlântica enquanto a serra dispensa comentários. Os lugares mais procurados para a atividade são: os Canyons  e a Serra.

WindSurf, KiteSurf e PaddleSurf

               Alguns dos melhores destinos de windsurfe, kitesurf e paddlesurf do Brasil estão localizados no estado, como a Lagoa do Imaruí, em Laguna, a Praia de Ibiraquera, em Imbituba e a Lagoa dos Esteves no Rincão. Outras modalidades de vela também são praticadas em todo o litoral.

 

Rapel e Escalada

A técnica de descida, na qual o praticante desliza de forma controlada, por cordas, vencendo obstáculos tais como, cachoeiras, prédios, paredões, abismos, penhascos, pontes, declives, etc é muito praticada na região principalmente nos Canyons e na Serra.

Voo Livre

              Quem gosta de se lançar ao ar em esportes como voo livre, paraquedismo ou em passeios de planador, vai encontrar excelentes opções no Morro dos Conventos. Muitas operadoras oferecem o voo duplo em asa-delta ou parapente, para aqueles que desejam se iniciar numa dessas atividades. Além disso, Santa Catarina oferece cursos de qualidade, tornando-se referência nacional em aventuras aéreas.

Passeios Marítimos

Passeios temáticos em iates, passeios para pescaria ou mergulho, passeios turísticos por praias, ilhas e baías. No litoral sul destaque para o passeio de barco em Balneário Gaivota e Passo de Torres que leva o visitante até o litoral gaúcho, passando pela Ilha dos Lobos - unidade de conservação ambiental de lobos e leões-marinhos - e pela Praia da Guarita. Em Laguna, escunas e veleiros contemplam as belas paisagens das lagoas de Santo Antônio e de Imaruí. Em Garopaba e Imbituba as embarcações saem para avistar as baleias francas.

Mergulho

                De Garopaba saem barcos de turismo que incluem paradas para snorkeling nas ilhas do Coral, Moleques do Sul e Ilhote do Siriú. Outros locais com acesso mais restrito também são frequentados por mergulhadores autônomos como a Ilha dos Lobos e as embarcações naufragadas no litoral lagunense e o Parcel do Campo Bom em Jaguaruna.

Sandboard

    O sandboard foi criado em Santa Catarina nos anos 1980 como uma variação do snowboard. A sensação de descer uma duna numa prancha pode ser tão emocionante quanto deslizar na neve. Dependendo da altura da montanha de areia, a velocidade pode chegar a 60 km/h.

 Em alguns pontos, as dunas chegam a atingir 60 m de altura. Em Garopaba, há dunas de 30 m na Praia do Siriú e, em Jaguaruna, os balneários Camacho e Arroio Corrente possuem dunas de até 60 m. O Morro dos Conventos, em Araranguá, também possui boas dunas para a prática do esporte. É possível alugar pranchas nessas localidades.

Pesca

              Pescar em Santa Catarina é diversão garantida, seja nas praias, baías e costões do litoral, seja nos rios do interior. As opções são muitas, tanto para os pescadores amadores quanto para os profissionais. Nas águas frias da Serra Catarinense, a pesca da truta é a grande atração em rios cercados por vales e montanhas espetaculares.

               Em todos os 230 km da costa sul catarinense há ótimos pontos para a pesca de arremesso e a pesca oceânica, sendo Arroio do Silva, Araranguá e Balneário Rincão os principais destaques da atividade profissional do estado. Nos costões, é possível pescar badejos, garoupas, tainhas, pampos, sargos, entre tantas outras espécies.

              Um espetáculo à parte é a pesca artesanal da tainha, que acontece de maio a julho. Os arrastões organizados pelos pescadores trazem para a praia toneladas de peixes, sob o olhar atento de moradores e turistas. Também vale o registro dos pesque-pagues e plataformas espalhados por toda a região .

Cavalgadas

Em Santa Catarina há opções fantásticas de cavalgadas no litoral e no interior. Foi na Serra Catarinense que, na década de 80, surgiram os primeiros hotéis-fazenda brasileiros, abrindo caminho para o desenvolvimento do turismo rural em todo o país. Alguns dos melhores passeios saem desses hotéis, alguns com até sete dias de duração em campos de altitude totalmente selvagens, além de roteiros mais curtos, com destaque para as visitas à Coxilha Rural, em Lages.

Duas grandes cavalgadas chamam a atenção no estado: a Cavalgada Aparados da Serra, que sai de Bom Jardim da Serra em direção ao Rio Grande do Sul; e a Cavalgada Tropeira, que vai de Lages a Tubarão. As outras regiões do estado também oferecem ótimos locais para a prática da atividade, sempre em meio a belas paisagens.

MountainBike e Cicloturismo

          Muitas belezas naturais e emoções aguardam por você nas trilhas de mountain biking catarinenses. O litoral e o interior do estado possuem centenas de locais para serem explorados sobre uma bicicleta, verdadeiros paraísos à beira-mar ou nas encostas de montanhas, cânions, vales e campos. Na maioria das localidades, há operadoras de turismo que organizam passeios, expedições e alugam bicicletas e acessórios. Santa Catarina é também pioneira no cicloturismo brasileiro, que consiste em viagens curtas de bicicleta, normalmente com acompanhamento de guias e empresas especializadas. Os roteiros ligam várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento. Há circuitos bastante conhecidos dos praticantes na serra, litoral sul e nos cânions.

Camping

Passar alguns dias em um camping pode ser uma boa pedida para quem quer curtir uma grande aventura. Além de ser a uma boa opção de hospedagem, ao acampar você entra em contato direto com a natureza e sai completamente da rotina. Há diversas opções de campings na região. Os lugares mais procurados são os Cânions e lagoas pelos aventureiros e as praias mais badaladas pelos jovens.   

Skate

            Com o desenvolvimento da modalidade e crescente adesão de adeptos do surf de rodinhas, praticamente todo centro urbano possui uma pista de skate.

            Aos amantes das descidas de longboard, as serras fazem a diversão dos praticantes.

            Vale sempre lembrar que a prática exige equipamentos de segurança.

Gastronomia

Sul e Serra Catarinenses

Culinária Alemã

               As casas dos imigrantes italianos, construídas com tábuas largas e pesadas, no tamanho de dois andares (com até 8 metros de comprimento), estão presentes em todas as regiões do Estado – destaque para as cidades de Urussanga, Orleans Nova Veneza e Treze de Maio,  entre muitas outras. Muitas destas casas apresentam varandões que descortinam belas paisagens e algumas possuem elaborados lambrequins. Embora em menor número, os italianos também construíram casas de taipas de pedras – o conjunto mais bem conservado fica em Nova Veneza.

Culinária Italiana

Os italianos foram a maior leva de imigrantes que desembarcaram em solo catarinense. Com eles, vieram as receitas clássicas de espaguete, sopa de agnolini, lasanha, tortéi, polenta, radicci, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango a passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, entre outras. Nos municípios de colonização italiana espalhados por todo a região, você pode experimentar essas delícias em cantinas, adegas e restaurantes típicos. No entanto, essa experiência pode ser ainda mais rica nas comunidades do interior rural, especialmente na região de Gravatal, Nova Veneza e Urussanga, onde os costumes dos pioneiros ainda fazem parte do cotidiano e os sabores são mais autênticos.

Culinária Açoriana

               Os portugueses que se fixaram em Santa Catarina aproveitaram bem os temperos indígenas e a ampla experiência com o mar para criar uma culinária simples, mas muito saborosa, à base de peixe, camarão, marisco, berbigão, carne de siri, polvo e lula.                                        Recentemente, esse time de respeito ganhou o reforço das ostras produzidas nas fazendas marinhas e do camarão “Imaruí”, a mais saborosa das espécies capturadas na costa catarinense. Nos restaurantes de chão batido de todo o litoral, estes são os ingredientes da maioria dos pratos, incluindo o clássico “posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca”.

                Garopaba, Imbituba e Laguna possuem os melhores restaurantes que servem frutos do mar.

Culinária Campeira e Tropeira

No século XIX, muitos tropeiros atravessavam o território catarinense conduzindo o gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. A influência desses viajantes na culinária de alguns municípios de Santa Catarina é marcante. Os vizinhos gaúchos que migraram para o estado também deram sua contribuição. Nas regiões campeiras e serranas, não deixe de experimentar os pratos típicos dessas culturas preparados em fogão à lenha, como o arroz de carreteiro, o feijão-tropeiro, o churrasco, o chimarrão, bem como as receitas à base de pinhão (fruto das araucárias).

Os melhores restaurantes que servem essa gastronomia ficam em Lajes e Urubici na Serra e Jacinto Machado nos Canyons.

Enoturismo

               Conhecer vinícolas e degustar bons vinhos e espumantes são programas que estão ganhando espaço com o crescimento do enoturismo na região. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção do vinho, participar de seções de degustação e, dependendo da época, assistir à colheita da uva durante visitas programadas e guiadas. Duas regiões catarinenses se destacam nesse segmento: o Vale da Colonização Italiana (Urussanga, Içara e Nova Veneza), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici). No ano de 2011, seis vinhos finos de altitude catarinenses foram classificados entre os dez melhores da EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina. 

Eventos

Sul e Serra Catarinenses

Feiras e Exposições

O turismo de negócios ganha cada vez mais espaço na região. Exposições, feiras, simpósios e encontros dos mais diversos segmentos empresariais atraem milhares de visitantes ao longo do ano. Criciúma destaca-se por reunir uma grande variedade de eventos de negócios.

Os eventos mais difundidos são: Expo Araranguá, ArraialFest (Sombrio), Feira CasaPronta e Feira Sul Metal (Criciúma), Feincos (Tubarão), Expovale (Braço do Norte) e Expo Lages.  

Festas Religiosas

         Em Santa Catarina, a fé também movimenta o turismo. Entre os eventos religiosos de maior destaque estão  as romarias, peregrinações, procissões marítimas e celebrações de fé que animam os fiéis catarinenses e de todas as partes do Brasil e do mundo.

            Destaque para a Caminha ao santuário da Beata Albertina em São Martinho, a Procissão de N. Sra. dos Navegantes em Passo de Torres e Garopaba e a Via Crussis realizada em Nova Veneza na páscoa entre oputras festas religiosas.

Festas Típicas

Ao longo do ano, municípios de todas as regiões catarinenses realizam animadas festas típicas para celebrar a cultura dos colonizadores, a gastronomia e a produção agropecuária local. Essas celebrações costumam atrair visitantes das cidades vizinhas e, em alguns casos, turistas de outros estados, como é o caso da Festa do Pinhão, em Lages.

Outras fesatas típicas bem conhecidas nessa região são: As Festas do Colono (Jacinto Machado e São Martinho), da Tainha (Rincão e Jaguaruna), das Etnias (Criciúma), do Camarão (Imbituba), Carnevale di Venezia, Gemüse Fest (Sta. Rosa de Lima), do Vinho e Ritorno Alle Origini (Urussanga) da Mação (São Joaquim) e do Peixe (Arroio do Silva) entre outras.

Eventos Culturais

               Música, teatro, cinema e dança são algumas das atrações dos festivais e mostras que animam toda a região. Merecem o tradicional espetáculo A República em Laguna, o Festival Internacional de Corais (Criciúma), além do Festival de Teatro (Lages).

Eventos Esportivos

Santa Catarina sedia campeonatos e competições importantes de várias modalidades esportivas como voo livre, downhill (mountain bike), jet ski, pesca, surfe e muitos outros. Entre os destaques estão a única etapa latino-americana do Campeonato Mundial de Surfe – WCT (Imbituba) e as competições nacionais e internacionais de Wind e KiteSurf (Ibiraquera).

Entre outros eventos que merecem destaque citamos: Arrancada de Caminhões (Arroio do Silva) e o Festival de Boia-Cross (Praia Grande). 

TRILHAS ECO
WINDSURF...
RAPEL ESCALADA
VOO LIVRE
PASSEIOS MAR
MERGULHO
SUNDBOARD
PESCA
CAVALGADAS
MONTAINBIKE
CAMPING
CUL. ALEMÃ
CUL. ITALIANA
CUL AÇORIANA
CUL. CAMPEIRA T
ENOTURISMO
FEIRAS EXPOSIÇOES
FESTAS RELIGIOSAS
FESTAS TIPICAS
EVENTOS CULTURAIS
EVENTOS ESPORTIVOS
EVENTOS
GASTRONOMIA
SKATE

Shows

               Música, teatro, cinema e dança são algumas das atrações dos festivais e mostras que animam toda a região. Merecem destaque o tradicional espetáculo A República em Laguna, o Festival Internacional de Corais (Criciúma), além do Festival de Teatro (Lages).

SHOWS
bottom of page